- 1. Desconfie do autor. Ele pode estar errado.2. Não acredite na revisão dos outros. A revisão final é direito do editor.3. Enquanto o texto não está pronto, o livro não sai.4. Se confiar demais no autor, o editor erra junto.5. Não admita, em hipótese alguma, que o autor o apresse.6. Convença o autor a escolher um bom título.7. Brigue, se necessário, pela boa gramática e o vocabulário.8. Não aceite soluções baratas, só para não "sair caro". Em geral, é ao contrário que acontece.9. O livro é permanente, o autor não. O conhecimento é sempre maior que o mestre. O livro vale o sacrifício.10. Faça todo o possível para evitar enganos. Normalmente, o livro tem a paciência de esperar até que se enxerguem todos os erros.11. A gráfica tem que estar afinada com o editor. Senão acontece um desastre. Ou vários.12. Tenha paciência com o autor, se ele não souber como fazer um livro. Essa sabedoria renderá bons frutos no futuro.
Crônicas editoriais publicadas num primeiro volume chamado "A vida dos livros" (Ibis Libris, 2010), narrando as experiências como editora de jornal e livros desde 1978.
domingo, 20 de novembro de 2011
12 Mandamentos do Editor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
rsrs... gostei... é bem assim... venha conhecer o poema que criei e se lhe aprouver, deixe sua opinião, seja ela positiva ou negativa como se diz no dia a dia (para mim o que existe de negativo é so o polo, na física, elemento, na química, etc., o restante, sempre nos ensina)boa semana...bjuuuuuuu
ResponderExcluir