segunda-feira, 23 de maio de 2016

Experiências numa feira de livros infantis

I

Avô me faz um desabafo:
- Livro para criança pequena tinha que ter pouco texto. 
Eu respondo:
- Sim, mas vai ter que aprender a ler em alguma hora. 
(Os livros têm pouco texto. Só que ele queria texto nenhum.)

II

Filha escolhe livro sobre dinossauros no stand ao lado e mãe diz que ali não tem uma história. A filha insiste e pega outro livro sobre bichos que também não tem uma história. 
Eu pergunto o que ela gosta de ler. Eu mostro este Mundo de algodão, de Mariana Reade, de 2010, com 10 contos infantis para adultos mas que as crianças adoram.
A mãe decide comprar pra contar pra filha. 
A filha olha o livro e diz:
- Eu não quero! 
A mãe responde:
- Eu vou ler pra você.
- Eu não quero!
E fecha a cara.
Eu digo:
- Mamãe está comprando pra ela.
A mãe pagou e foi embora.
O livro é lindo. Eu disse a ela que minha advogada comprou pro filho dela e depois pegou mais dez para dar para os amigos do filho. Foi isso que a convenceu.
Nada como poder de persuasão.


III

Um casal de gringos vêem o livro de Michael Jackson e se surpreendem por ser bilíngue, mas como eles moram no Brasil e falam português perfeitamente, perguntam se tem aquela feira de livros infantis todo ano. 
- Sim, este é o terceiro ano - eu respondo. 
Ela sorri satisfeita e vai embora.

IV

A menina folheia o Príncipe Sidarta: A história de Buda.
- Ih, esse é difícil de ler - ao se deparar com as páginas cheias de texto. 
Os pais riram.
Eu disse:
- Alguém lê pra você. 
E foram embora.


V

A minha experiência junto a pais e filhos pequenos foi estarrecedora. Nunca vi pais e filhos tão mal educados. As crianças choravam, gritavam e se jogavam no chão. Houve um filho que caiu em prantos quando o pai disse que não iria comprar o livro que estavam olhando, porque o filho se distraiu e olhou para o lado. Só vi um menino com QI excepcional, cujos pais reclamaram que o filho lhes dava "muito trabalho". Ora, reclamar que o filho é inteligente demais? Ele era fascinante. "Ah, mas ele só faz o que ele quer". E queria o quê? Vi que eles se achavam desafiados pelo excesso de inteligência do filho. Perguntei pelo signo da criança: "Aquário". Ele está 50 anos à nossa frente. Isso fora as meninas que dobravam os livros com as duas mãos como se fosse uma toalha. Tive de chamar a atenção de três delas. Torno a repetir: é preciso educar pais e filhos...

22/05/2016 - Dia de Sta. Rita de Cássia, Padroeira das Causas Impossíveis...




Nenhum comentário:

Postar um comentário