quinta-feira, 28 de julho de 2016

Dentro de mim, só mar revolto

Dentro de mim, só mar revolto. Flávia Apocalypse simplifica a vida que a fascina: café com leite, vitamina C, mesa de trabalho, cafezinho, almoço, Coca-Cola, trânsito, sala de jantar, revistas, travesseiro de fronha branca. Tudo corrimão pra que eu possa me segurar.
A mulher monta o varal de roupas todo dia, o vento faz com que se movimentem. Suor e lágrimas de incerteza, fome, amargura, febre, medo. A vida se põe diante dela como pano de fundo para o dia a dia. Os cabelos desalinhados, passar o domingo de camisola. Domingo em que sou eu mesma.
A poeta tece com brandura o ser encurvado, para enxergar o que lhe dói. A poeta ausculta em si mesma as noites mais escuras, a vida que não passa de um jogo de sombras, onde ela se perde e se acha e se espanta.
O coração bate, o corpo pulsa e a poeta se curva diante de seu próprio ser. Pão com manteiga, jogo de dominó. Quem sabe? A sombra empurra e o caminho se abre até o mar.
Flávia tem a voz de Adélia Prado que fala do dia e da noite, da sofreguidão das almas que se aquietam para uma manhã mais longa, uma noite que não acaba. Amo muito e é um amor sem sombras, sem porquês. Amor pelo amor.
Essa voz que Flávia empresta da poeta mineira, faz emergir a própria voz de uma mulher que ama sem objeto, a manhã pura e intacta. Ouço cada canto da minha casa com cuidado, cuidado de criança que está aprendendo a amar. E como criança, Flávia Apocalypse experimenta a poesia iniciática do choro do perdão. O indecifrável do armário que ela não abre para ninguém. Tudo que se oculta sob as roupas, a lama, a angústia, o pudor.
Agora é hora de arrumar a casa, a mala, o cabelo, as gavetas, renovar a esperança, porque não dá para fingir que não sabemos. Hora de respirar fundo. A poesia salta a cerca e invade a praia de quem lê seus versos: “Depois que isso passar (...), você vem me buscar?”
Thereza Christina Rocque da Motta, 5/05/2011

orelha do livro Janelas de Flávia Apocalypse (Outras Letras, 2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário