quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ao editor, o livro

Raquel,
esta troca está se mostrando muito fértil, tanto para mim quanto para quem está lendo.
há algum tempo me pediram textos sobre leitura que guardei e Sidnei Ferreira passou a publicá-los no blog Tabacaria, na série Ler faz crescer, creio que você tenha recebido também.
ele está postando uma série de dez textos que também publicarei assim que ele terminar de divulgá-los.
optei por criar o blog para não ter de escrever em off e depois vir com um livro pronto, preferi ir dialogando sobre o assunto que tanto comove as pessoas: realmente publicar muda a vida delas (nem sempre para melhor).
Mas o mais importante é saber que é um divisor de águas, tanto para o autor quanto para o editor - que assume dar uma cara ao livro.
Já descobri há algum tempo que quando o livro é bom, o autor é ótimo e quando o livro é ruim, o editor que não presta. Nem sempre a culpa é só do editor, mas cabe a ele a decisão final. Ceder aos caprichos do autor muita vez corrompe o livro (às vezes, ocorre o contrário, o editor acaba com a edição).
Por isso, é preciso muita calma no momento de publicar um livro: há livros que nos pregam peças, quando pensamos que está tudo em ordem, algo sai fora do lugar.
Conhecemos o lado dos autores - é preciso falar sobre os editores, pessoas tão singulares, pois enquanto o autor faz sucesso, o editor fica com pinta de bandido da história, quando, em geral, não é. Ao autor pertence o texto, ao editor, o livro.
bjs.
Thereza Christina
Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2009 - 16h21

Nenhum comentário:

Postar um comentário